FUSP – 28 anos
Fundada em 25 de setembro de 1995, a FUSP veio para preencher um vácuo representativo dos usuários de transportes coletivos nos poderes municipais e estadual, no âmbito do Estado de São Paulo, sempre nos interesses difusos. Baseada nos seus ideais em favor dos passageiros, usuários dos transportes coletivos, partindo do modelo norte-americano de defesa do consumidor, no Código de Proteção e Defesa do Consumidor Brasileiro – Lei 8078/90, assim como, também, sempre ressaltou a importância de “Comissões Tripartites”, conforme o Artigo 30 da Lei Federal nº 8987, de 13 de fevereiro de 1995, que “Dispões sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal, e dá outras providências”: Art.30, Parágrafo único: A fiscalização do serviço será feita por intermédio de órgão técnico do poder concedente ou por entidade com ele conveniada, e, periodicamente, conforme previsto em norma regulamentar, por comissão composta de representantes do poder concedente, da concessionária e dos usuários.
A FUSP teve o seu reconhecimento representativo em abril do ano de 1999, quando iniciou sua participação da CTC – Comissão de Transporte Coletivo, à época, DER – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, à Av. do Estado, 700, na Capital, pelo que ainda rege hoje o Artigo 3 do Decreto 29.913/89. Com o surgimento da ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo; a FUSP permanece com sua representatividade na CTC até os dias de hoje. Em outubro de 1999 passou a ocupar, também, cadeira na “Comissão de Transporte Coletivo Regular” da Secretaria dos Negócios Metropolitanos do Estado de São Paulo, permanecendo até os dias de hoje. Atualmente a FUSP tem assento nas comissões das cinco Regiões Metropolitanas: Região Metropolitana de São Paulo – RMSP; Região Metropolitana da Baixada Santista – RMBS; Região Metropolitana de Campinas – RMC; Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVPLN; Região Metropolitana de Sorocaba- RMS.
Visão
Ser reconhecida e respeitada como entidade referência no âmbito dos interesses dos usuários de transportes coletivos do estado de São Paulo, abrangendo todos os modais.
Missão
Lutar pela segurança das viagens, pelo conforto dos passageiros, pela modicidade das tarifas, pelo equilíbrio do sistema, apoiando todas as formas operacionais pelas inovações tecnológicas e qualidade do setor dos transportes coletivos.
Valores
Respeito às leis que regem todo o sistema de transporte de passageiros, contribuindo com o aprimoramento das legislações, atuando com ética e dignidade na busca dos interesses dos usuários.